o
o

DICIONÁRIO
o
o

o

o 0

A B C D E F G H I J L M N O P Q R S T U V X Z



Z

zeólita - grupo de silicatos hidratados de alumínio, cálcio e álcalis, que constituem minerais secundários formados a partir de feldspatos
ou feldspatóides, pela ação de vapores ou soluções quentes. Encontram-se geralmente em aberturas ou amígdalas de rochas
ígneas efusivas.

zona de aeração - Zona situada acima do nível hidrostático, no qual os interstícios das rochas são alternadamente ocupados por ar e por água vadosa. A zona de aeração é de interesse para o geólogo, por corresponder à zona em que ocorrem as ações principais de intemperismo.

zona de cisalhamento - zona onde ocorreu cisalhamento e atrito em grande escala, de forma que a rocha se encontra moída e brechada.

zona de falha - conjunto de numerosos planos de cisalhamento rúptil situados próximos, uns aos outros, que acomoda o movimento relativo de dois blocos adjacentes (1). I: Fault Zone.

zona de metamorfismo - região caracterizada pelo mesmo conjunto de condições físico-químicas de metamorfismo e caracterizada por determinados minerais. Grubenmann (1904) distinguiu três zonas de metamorfismo: epizona, mesozona e catazona.

zona de oxidação - zona mais superficial da crosta terrestre, cujo limite é dado pelo nível hidrostático.

zona vesicular ou amigdalóide - porção das rochas efusivas que possui disseminadas em sua massa vesículas (vazias) ou amígdalas (preenchidas), provenientes do escape de gases durante o resfriamento. São comuns, geralmente, na porção de topo de derrames de lava.


A B C D E F G H I J L M N O P Q R S T U V X Z




Copyright 2007  Portal Geotrack® - Todos os direitos reservados
Responsável: Geól. Rodrigo Dantas Pinheiro
rodrigodanttas@click21.com  
 

 

O que é Geologia? O que é Geologia? Comunidades Empregos Opinião Google Earth Downloads Eventos Links Vídeos Dicionário Onde estudar? Geoturismo Artigos Wallpapers Concursos Nossa Equipe Anunciantes Contatos