o
o

GEOTURISMO
o
o

o

o 0



Geoturismo- uma prioridade na Noruega

Há muita gente que sempre procura praias lotadas. Outros apreciam mais um lugar onde possa encontrar natureza selvagem. A Noruega oferece muitas oportunidades para quem quer escapar do estresse da vida, relaxando na natureza.

5/4/2006 :: Geoturismo: Turismo que sustenta ou melhora as características geográficas de uma região - a natureza, a cultura, a beleza, a herança e o bem-estar da população.

”Felizmente, a geografia deu à Noruega uma base favorável para permanecer selvagem. O terreno acidentado, o clima frio e úmido, a inacessibilidade e a curta estação turística, todos os fatores contribuem para que o peso sobre a natureza selvagem seja relativamente baixa. Ademais, ajuda bastante o fato do país ter uma população dispersa. Além disso, favorece bastante o fato da Noruega ser um dos países com a melhor política do meio ambiente”, disse Jonathan Tourtellot, diretor da National Geographics Center for Sustainable Destinations, quando os fiordes da Noruega foram avaliados os melhores dos 115 destinos sustentáveis do mundo.

Noruega foi o segundo país a assinar o mandato do Geoturismo da National Geographic  em 2005, como parte da promoção ao turismo sustentável, o meio ambiente e a cultura local.

”A assinatura do documento é mais uma prova que a Noruega pretende ser líder mundial do geoturismo, ” disse Tourtellot.

Entre as iniciativas tomadas na Noruega para promover o geoturismo, encontra-se o programa nacional da promoção da cozinha tradicional rural e as trilhas terrenas oficiais.

A natureza aproxima-se do homem quando há atividade nela. Andar nas montanhas, fazer rafting e esquiar nas trilhas são algumas das várias atividades que podem ser feitas na natureza norueguesa. Segue uma lista com sugestões de locais que podem ser explorados:

- Dois dos fiordes noruegueses, o Fiorde de Geiranger e o Fiorde de Nærøy, foram adicionados na lista das patrimônios mundiais da UNESCO em 2005.

- A revista National Geographic declarou que os fiordes noruegueses são a melhor experiência da natureza selvagem do mundo. 

-  As ilhas de Lofoten foram listadas entre as 20 ilhas mais bonitas do mundo pelo jornal inglês The Observer. ”As ilhas que são mais populares, Austvågøy, Vestvågøy, Flakstad e Moskenes, despertam o interesse de escritores, artistas e qualquer pessoa que aprecie a natureza”

-  Em 2006 a ”Lonely Planet” publicou que a viagem pelo Hurtiruten na costa marítima da Noruega é a viagem marítima mais bonita do mundo.


Caminhar no Glacier de Bøya em Sogn é uma experiência que você nunca irá esquecer.Photo: Terje Rakke/ Nordic Life/ Fjord Norway

O Fiorde de Nærøy está na lista da UNESCO dos patrimônios mundiais.Photo: Terje Rakke/ Nordic Life/ Fjord Norway

A viagem marítima de Hurtigruten foi eleita a viagem marítima mais bonita do mundo em 2006.Photo: Harald Valderhaug/ Hurtigruten


 






Copyright 2007  Portal Geotrack® - Todos os direitos reservados
Proibido o uso do conteúdo sem autorização do responsável: Geól. Rodrigo Dantas Pinheiro
rodrigodanttas@click21.com  
 

 

O que é Geologia? O que é Geologia? Comunidades Empregos Opinião Google Earth Downloads Eventos Links Vídeos Dicionário Onde estudar? Geoturismo Artigos Wallpapers Concursos Nossa Equipe Anunciantes Contatos