o
o

NOTÍCIAS
o
o

o

o 0
VOLTAR PARA A PÁGINA INICIAL

Jazida e investimentos estimulam mercado do geólogo
13/11/2007
Empresas como a Vale do Rio Doce e a Petrobras empregam o profissional. Mas vale ficar atento, porque a quantidade de empregos varia com o momento econômico.
Simone Harnik
 
G1

Com uma nova jazida de petróleo anunciada pela Petrobras na semana passada, que pode fazer o Brasil exportador do combustível, e mais investimentos da Companhia Vale do Rio Doce estimados em US$ 11 bilhões para 2008, o cenário para o geólogo é animador. Todos os especialistas consultados pelo G1 afirmam que os profissionais vêm sendo buscados já na porta das universidades por empresas interessadas no serviço.

Atualmente, existem no mercado, segundo o presidente da Sociedade Brasileira de Geologia (SBGeo), Rômulo Machado, de dez a 12 mil profissionais. “O mercado está muito aquecido. Como o engenheiro do petróleo, o geofísico, e o engenheiro de minas, os geólogos têm as melhores condições de empregabilidade no país. Não há geólogo desempregado”, afirma.

Para encontrar o primeiro trabalho, a graduação tem sido suficiente. Ou seja, as empresas não cobram pós-graduação para uma boa parte dos cargos. “E o geólogo tem a possibilidade de escolher a atividade em que quer trabalhar. Ele é absorvido na geologia ambiental, na mineração, na geologia do petróleo, no serviço geológico”, diz Machado.

E, de acordo com o presidente da SBGeo, há áreas que se ressentem da falta de profissionais: “hoje, há falta de geólogos para trabalhar em barragens”, afirma. Mas aí pode ser necessário um grau de especialização maior, na pós-graduação.

A hidrelétrica de Itaipu (Foto: Divulgação/Itaipu)Por conta da demanda das empresas, os salários também cresceram. O geólogo tem a profissão regulamentada e deve se inscrever no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea) para poder exercê-la. O conselho recomenda pisos salariais de R$ 3.230 para quem trabalha oito horas por dia, mas esse valor pode ser facilmente superado.

Há ainda algumas especificidades na carreira, por exemplo, para quem trabalha em plataformas de petróleo. Há esquemas de revezamento, então o profissional pode trabalhar embarcado em um período e folgar outro. Os sistemas variam conforme a empresa e a atividade.



 Empregos
Segundo a assessoria de imprensa da Companhia Vale do Rio Doce, há 17 vagas em processo de seleção para geólogos e a perspectiva é contratar mais 50 profissionais em 2008. Por isso, até os recém-formados já conseguem iniciar a carreira sem grandes dificuldades.

O coordenador do curso da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Ismar de Souza Carvalho, no entanto, é mais cauteloso na análise. “Emprego é muito relacionado ao momento econômico. Hoje vivemos um momento em que se pode fazer qualquer coisa na geologia, mas nem sempre é assim.” A profissão, nos anos 1990, não esteve tão requisitada como está atualmente.

Os locais de trabalho podem ser empresas públicas, privadas, órgãos da prefeitura ou até mesmo consultorias autônomas, que oferecem serviços para o poder público ou para empresas como a Vale. A pós-graduação é ferramenta para se desenvolver na profissão e alcançar postos com mais responsabilidade e maiores salários.



 Dicas
Para o coordenador do curso da Universidade Federal do Pará (UFPA), Joel Buenano Macambira, há alguns requisitos básicos da carreira, como falar inglês. “Ao se formar, o estudante tem de estar, no mínimo, lendo livremente em inglês. E a partir do meio do curso, ele já tem textos nessa língua”. “Além disso, é preciso tirar a carteira de motorista, porque uma empresa não pode contratar motorista só para dirigir para um geólogo”, acrescenta.


VOLTAR PARA A PÁGINA INICIAL



Copyright 2007  Portal Geotrack® - Todos os direitos reservados
Proibido o uso do conteúdo sem autorização do responsável: Geól. Rodrigo Dantas Pinheiro
rodrigodanttas@click21.com.br  
 

 

O que é Geologia? O que é Geologia? Comunidades Empregos Opinião Google Earth Downloads Eventos Links Vídeos Dicionário Onde estudar? Geoturismo Artigos Wallpapers Concursos Nossa Equipe Anunciantes Contatos