o
o

NOTÍCIAS
o
o

o

o 0
VOLTAR PARA A PÁGINA INICIAL

26/01/2008
Vale seleciona engenheiros e geólogos para pós-graduação



A mineradora Vale do Rio Doce abriu as inscrições para o processo seletivo que preencherá 120 vagas para o curso de especialização em Mineração, a ser ministrado no Pará. O programa tem como objetivo formar mão-de-obra qualificada para suprir a carência de profissionais especializados da empresa. Os selecionados receberão bolsa-auxílio mensal de R$ 3 mil durante os três meses de duração do curso.

Poderão se candidatar profissionais com até três anos de formados em Engenharia Civil, Mecânica, Mecatrônica, Meio Ambiente, Elétrica, Eletrotécnica, Eletroeletrônica, Metalúrgica, Materiais, Produção, Química e Telecomunicações ou Geologia. Além disso, são requisitados conhecimentos de inglês e disponibilidade para residir no Pará durante a realização do curso.

Fases – A seleção terá início com análise curricular. Em seguida, os aprovadas realizarão provas de inglês e raciocínio lógico. Haverá ainda outra etapa com redação e dinâmica de grupo e, por último, entrevista pessoal. Todas as fases são eliminatórias. As inscrições vão até o dia 15 do próximo mês e podem ser feitas no site www.vale.com.

“É muito importante que os candidatos tenham inglês no mínimo intermediário”, ressalta o gerente-geral de Recursos Humanos da Vale, João Menezes. Segundo ele, terão um diferencial aqueles que já tiveram experiências profissionais, principalmente na área da mineração. “Também estamos priorizando profissionais do Norte e do Nordeste”, afirma.

O curso de especialização será coordenado pela Universidade Federal do Pará (Ufpa). Os candidatos aprenderão toda a cadeia produtiva do processo de mineração, principalmente da bauxita, minério de ferro, níquel e cobre. Após o término da especialização, os profissionais serão aproveitados conforme a necessidade da Vale e o desempenho durante o curso.

Estratégia – Menezes revela que há uma perspectiva muito acentuada de crescimento da Vale na região Norte durante os próximos anos, com a abertura de novas minas. “O programa de especialização é uma estratégia da companhia para alavancar o seu crescimento no Pará e no Maranhã”, explica.

Além dessas vagas, estão sendo oferecidas mais 38 no Espírito Santo para a pós-graduação em Porto. Os candidatos podem ter diplomas nos cursos de Engenharia Civil, Mecânica, Mecatrônica, Meio Ambiente, Elétrica, Eletrotécnica, Eletroeletrônica, Metalúrgica, Materiais, Produção, Química, Telecomunicações e de Automação. O foco são os candidatos do Norte, Nordeste e Sudeste. Até o final do ano, a previsão é da abertura de mais 142 vagas para cursos de pós-graduação da Vale.

Empresa – A Companhia Vale do Rio Doce é considerada a maior empresa brasileira no ramo da mineração e uma das maiores do mundo. Foi fundada na década de 40 durante o governo de Getúlio Vargas. Em 1997, o então presidente Fernando Henrique Cardoso, em meio a muita polêmica, privatizou a mineradora. A Vale alega que, após esse processo, houve aumento em seus lucros.

Nos anos seguintes, a empresa incorporou diversas mineradoras, como a Feterco e a Caemi Mineração, o que aumentou ainda mais sua produção e lucros. No final do ano passado, a Vale comprou mais da metade da mineradora canadense Inco, segunda maior produtora de níquel do mundo, o que foi considerada a maior aquisição já realizada por uma empresa brasileira. Recentemente, a Vale tem mantido negociações e manifestado interesse na aquisição da mineradora anglo-suíça Xstrata. A transação, segundo analistas, pode superar os U$$ 100 bilhões.

Aguirre Peixoto, do A Tarde On Line
 



VOLTAR PARA A PÁGINA INICIAL



Copyright 2007  Portal Geotrack® - Todos os direitos reservados
Proibido o uso do conteúdo sem autorização do responsável: Geól. Rodrigo Dantas Pinheiro
rodrigodanttas@click21.com.br  
 

 

O que é Geologia? O que é Geologia? Comunidades Empregos Opinião Google Earth Downloads Eventos Links Vídeos Dicionário Onde estudar? Geoturismo Artigos Wallpapers Concursos Nossa Equipe Anunciantes Contatos