o
o

NOTÍCIAS
o
o

o

o 0
VOLTAR PARA A PÁGINA INICIAL

23/01/2009

EXXON ANUNCIA DESCOBERTA DE PETRÓLEO NO PRÉ-SAL

Rio - A gigante americana ExxonMobil confirmou ontem a existência de indícios de petróleo no bloco BM-S-22, única concessão do pré-sal da Bacia de Santos que ainda não tinha descobertas. A empresa não deu detalhes sobre o volume encontrado, mas especialistas vêem potencial equivalente ou superior a Tupi, onde a Petrobras já confirmou de 5 bilhões a 8 bilhões de barris. A estatal brasileira é sócia no BM-S-22, com 20% de participação. A americana Amerada Hess tem 40%. A notícia confirma expectativa do mercado, que já via alto potencial de descobertas no BM-S-22, na porção sul da chamada área do pré-sal em Santos, onde a Petrobras já fez oito descobertas importantes nos últimos anos. “Eram favas contadas. Todos os poços naquela região encontraram petróleo”, diz o geólogo Giuseppe Bacoccoli, professor da UFRJ com grande experiência na Petrobrás.

Segundo a Exxon, o poço batizado de Azulão-1 ainda não atingiu sua profundidade final, que deve chegar a 4,9 mil metros, segundo informe feito à ANP. Em nota oficial, a companhia afirmou ainda que vai iniciar a perfuração de um segundo poço na área, logo após a conclusão do primeiro. Ao fim desse trabalho, dizem especialistas, é possível que haja mais detalhes sobre os volumes.

No mercado, porém, as expectativas são altas. Em relatório divulgado logo após a confirmação do pré-sal, no fim de 2007, o analista do banco Credit Suisse Emerson Leite estimava reservas entre 5 bilhões e 15 bilhões de barris no BM-S-22. A conta foi feita com base nos primeiros dados sísmicos apresentados pelas operadoras.

Segundo as projeções de Leite, que encontram eco na opinião de outros especialistas, trata-se da maior jazida entre as áreas já concedidas no pré-sal. Exxon, Hess e Petrobras são donas das reservas que estiverem dentro do perímetro do BM-S-22, uma vez que o governo já se comprometeu, por diversas ocasiões, a respeitar os contratos atuais, mesmo que venha a aprovar um novo modelo regulatório para o setor.

FONTE: TRIBUNA DO NORTE




VOLTAR PARA A PÁGINA INICIAL



Copyright 2007  Portal Geotrack® - Todos os direitos reservados
Proibido o uso do conteúdo sem autorização do responsável: Geól. Rodrigo Dantas Pinheiro
rodrigodanttas@click21.com.br  
 

 

O que é Geologia? O que é Geologia? Comunidades Empregos Opinião Google Earth Downloads Eventos Links Vídeos Dicionário Onde estudar? Geoturismo Artigos Wallpapers Concursos Nossa Equipe Anunciantes Contatos