o
o

NOTÍCIAS
o
o

o

o 0
VOLTAR PARA A PÁGINA INICIAL

10/02/2009


Paleontólogo descobre 48 novas espécies de animais pré-históricos em lama

Steve Sweetman com a lama em baldes. Foto: Universidade de Portsmouth / Reprodução

RIO DE JANEIRO (Da Redação Click21), 10 de fevereiro – Em ‘apenas’ quatro anos e com a ajuda de toneladas de lama, um paleontólogo britânico descobriu 48 novas espécies pré-históricas.

Steve Sweetman, da Universidade de Portsmouth, encontrou fósseis que têm cerca de 130 milhões de anos e foram escavados na Ilha de Wight, no sul da Inglaterra. Outros cientistas levaram 180 anos para identificar o mesmo número de espécies.

O pesquisador retirou a lama de antigos leitos de rios e a transportou em baldes e mochilas até sua casa, onde montou um laboratório.

Ao examinar a lama, Sweetman descobriu pelo menos oito novas espécies de dinossauros, diferentes tipos de lagartos, sapos, salamandras e, talvez, a mais rara descoberta da época dos dinossauros, seis minúsculos mamíferos.

"Logo na primeira amostra encontrei a mandíbula de um anfíbio mínimo, extinto e semelhante a uma salamandra, e depois, as novas espécies foram surgindo", contou o paleontólogo, que secou e peneirou toda a lama e examinou todos os grãos em um microscópio.

As informações são do site da Universidade de Portsmouth
FONTE: CLICK21

VOLTAR PARA A PÁGINA INICIAL



Copyright 2007  Portal Geotrack® - Todos os direitos reservados
Proibido o uso do conteúdo sem autorização do responsável: Geól. Rodrigo Dantas Pinheiro
rodrigodanttas@click21.com.br  
 

 

O que é Geologia? O que é Geologia? Comunidades Empregos Opinião Google Earth Downloads Eventos Links Vídeos Dicionário Onde estudar? Geoturismo Artigos Wallpapers Concursos Nossa Equipe Anunciantes Contatos