o
o

NOTÍCIAS
o
o

o

o 0
VOLTAR PARA A PÁGINA INICIAL

Geoconcursos - 1o Site especializado em Coletânea de Provas para concurso - VÁRIOS CARGOS - CLIQUE AQUI



Indique esta notícia do Portal Geotrack® aos amigos!


15/05/2009
  

Uso da agrogeologia

Mineropar identificará minerais alternativos para insumo agrícola

A Mineropar vai identificar áreas com potencial à ocorrência de materiais rochosos para a composição de insumos agrícolas alternativos, em especial nas regiões com baixo Índice de Desenvolvimento Humanos (IDH), e avaliá-las de forma preliminar para um possível aproveitamento. Trata-se do projeto de Agrogeologia – Avaliação de Potencial de Insumos Agrícolas Alternativos no Paraná, que começou há um mês.

Segundo o geólogo da Mineropar e idealizador do projeto, Luiz Tadeu Cava, o objetivo é reduzir a dependência em relação a outros países, na utilização dos insumos agrícolas no Paraná e no Brasil.

“A dependência brasileira, o crescente aumento de preços dos fertilizantes - como o fósforo, o potássio e a uréia -, o crescimento da agricultura convencional e orgânica e as questões de ordem ambiental têm sido as forças que aos poucos estão abrindo novas oportunidades de negócios com a descoberta de fontes alternativas destes insumos”, afirma Cava.

Para a concretização do projeto, será efetuado inicialmente um inventário dos dados e das informações existentes para melhorar os trabalhos de campo, na busca dos possíveis minerais e materiais rochosos do Paraná, que possam ser utilizados como insumo agrícola não-convencional.

Após esta etapa, serão feitos estudos de campo. Segundo o geólogo da Mineropar, já existem possíveis alvos exploratórios para serem trabalhados, como as mineralizações de zeólitas, mineral empregado na fixação de nitrogênio no solo, em zonas vesiculares de derrames basálticos do Terceiro Planalto e em sedimentos perminianos na região de centro-leste do Paraná.

Outros possíveis alvos exploratórios são as anomalias de potássio provavelmente geradas pela presença de glauconita na interface das Formações Teresina/Rio Rasto, identificadas em estudos geoquímicos, e as zonas enriquecidas em fosfato nos terrenos geológicos formados em ambiente marinho no Vale do Ribeira.

Cava define a agrogeologia como “a geologia a serviço da agricultura” e, por ela ter uma abordagem multidisciplinar, resulta da interação entre os conhecimentos de Agronomia, de Química e de Geologia.

“Essas disciplinas, quando a serviço da agricultura, tem como objetivo a seleção de materiais geológicos naturais e resíduos minerais para o uso em áreas agrícolas, como forma de remineralização pedológica para manter e elevar a produtividade, com o aumento da fertilidade, correção do pH e conservação dos nutrientes e a umidade de solo”, explica Cava.

Além da Mineropar e do Cetem, a Embrapa de São Carlos (SP) e a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) serão envolvidas no projeto.


Fonte:Agência Estadual de Notícias (PR)

Fonte: GLOBORURAL


Indique esta notícia do Portal Geotrack® aos amigos!

VOLTAR PARA A PÁGINA INICIAL



Copyright 2007  Portal Geotrack® - Todos os direitos reservados
Proibido o uso do conteúdo sem autorização do responsável: Geól. Rodrigo Dantas Pinheiro
rodrigodanttas@click21.com.br  
 

 

O que é Geologia? O que é Geologia? Comunidades Empregos Opinião Google Earth Downloads Eventos Links Vídeos Dicionário Onde estudar? Geoturismo Artigos Wallpapers Concursos Nossa Equipe Anunciantes Contatos