o
o

NOTÍCIAS
o
o

o

o 0
VOLTAR PARA A PÁGINA INICIAL

Geoconcursos - 1o Site especializado em Coletânea de Provas para concurso - VÁRIOS CARGOS - CLIQUE AQUI


12/08/12
Lançado livro sobre recursos minerais em Sergipe

Um diagnóstico dos recursos minerais na área da construção civil, voltado para a comunidade técnico-científica, empresários do setor mineral e sociedade em geral. O resultado dessa análise integra o conteúdo do livro ´Materiais da Construção Civil Para a Região Metropolitana de Aracaju´ que foi lançado nesta sexta-feira, dia 27, durante solenidade ocorrida no auditório da Federação das Indústrias de Sergipe (FIES).

Resultado do projeto elaborado pela Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral, do Ministério de Minas e Energia, através da CPRM - Serviço Geológico do Brasil e pela Companhia de Desenvolvimento Industrial e de Recursos Minerais de Sergipe (Codise), a obra traz uma abordagem do Estado de Sergipe, com informações sobre o fornecimento de areia, arenoso e brita, bem como da argila, para as regiões produtoras de cerâmica vermelha, com indicações das fontes geológicas de suprimento, reservas, qualificação dos recursos, produção, processos produtivos, comercialização e preços de materiais.

Presente no evento, o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), Saumíneo Nascimento, destacou a importância da publicação para o setor da construção civil de Sergipe. “Uma obra literária é sempre uma contribuição para a eternidade e o material lançado hoje é rico em informações cartográficas e geodésicas, com potencialidades para o desenvolvimento da construção civil do Estado e apontando caminhos para que novos empreendedores possam investir em Sergipe”, disse o secretário ao destacar que o livro é de leitura fácil. “O conteúdo é de fácil absorção, até para quem não é da área e a obra deve se tornar um referencial para as empresas que utilizam esses insumos”, enfatizou Saumíneo.

“A Codise foi um dos apoiadores da iniciativa, que abrange principalmente a área metropolitana da Grande Aracaju, apresentando um mapeamento de todo o material que serve à construção civil e ainda as jazidas de argila”, ressaltou o presidente da companhia, Décio Portella, durante o evento. Conforme analisou, a partir das informações contidas no material, será possível planejar melhor a forma de explorar esses recursos. O livro foi elaborado pelos geólogos José Carlos Gonçalves, Marcos Donadello e Vânia Passos, além do geólogo sergipano, Rômulo Alves Leal, funcionário da Codise.

De acordo com Teobaldo Rodrigues, superintendente da CPRM para a Bahia e Sergipe, a obra nasceu da preocupação do governo Federal com a expansão da construção civil observado desde o ano de 2004 no Brasil e a escassez de material que isso poderia causar. Foi criado o Plano Nacional de Agregados Minerais e a CPRM foi incumbida pelo Ministério de Minas e “Energias para criar o subprograma de materiais da construção civil, que foi estendido para todas as regiões metropolitanas do país e em Sergipe teve uma abrangência estadual, inclusive, por solicitação da Codise, foi incluída a questão da cerâmica vermelha”, disse ao destacar que o livro é um resultado desse trabalho e foi elaborado com base em questionários, entrevistas de campo e coleta de amostras realizadas entre os anos de 2010 e 2011. “A análise revela que pelos próximos 20 ou 30 anos não há com o que se preocupar em Sergipe, com relação a esses recursos”, afirmou Teobaldo.

Apresentada no final da solenidade pelo coordenador da obra, o geólogo José Carlos Gonçalves, a publicação é mais uma ação do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que através do Programa Geologia do Brasil, vem desenvolvendo trabalhos em todas as regiões geográficas do país e cujo objetivo é proporcionar o conhecimento geológico e hidrogeológico do território brasileiro, gerando informações indispensáveis ao desenvolvimento sustentável.  O evento contou com a presença de diversos empresários sergipanos da área de construção civil, de representantes da Federação da Indústria e Comércio (FIES) e dos Sindicatos da Indústria da Construção Civil de Sergipe (Sinduscon), Tarcísio Teixeira, e Sindicato das Indústrias de Cerâmica e Olarias do Estado de Sergipe (Sindicer), Abílio Primo. 

Ascom - Sedetec



Fonte: FaxAju





Indique esta notícia do Portal Geotrack® aos amigos!

VOLTAR PARA A PÁGINA INICIAL



Copyright 2007  Portal Geotrack® - Todos os direitos reservados
Proibido o uso do conteúdo sem autorização do responsável: Geól. Rodrigo Dantas Pinheiro

 

 

O que é Geologia? O que é Geologia? Comunidades Empregos Opinião Google Earth Downloads Eventos Links Vídeos Dicionário Onde estudar? Geoturismo Artigos Wallpapers Concursos Nossa Equipe Anunciantes Contatos